
Ela foi construída sob a supervisão de Bartolomeu Dias especialmente para vigem de Vasco da Gama a Índia em 1497. Ela pesava uns 500 toneis, tinha aproximadamente 23 metros de comprimento e 9 metros de boca. Era aparelhada com 3 mastros( principal, mesena e traquete) e dois auxilares(gurupés e bataló). Era movida por quatro velas quadradas( principal, gávea, papafigo e cavadeira) e uma latina bastarda(mesena). O armamento era incipiente resumindo-se a poucas bombardas pedreiras, falcões e colubrinas. É pouco provável que Vasco da Gama ostentasse cruzes de Cristo em suas velas na sua primeira viagem as Índias, pois a possibilidade de cruzar com embarcações muçulmanas eram enormes.
Acredita-se que a São Gabriel foi cedida por Vasco da Gama a Cabral em 1500 para a nova expedição armada a Índia na viajem do descobrimento. Também especula-se que em 1502 Vasco da Gama a reutilizou em sua segunda viajem a Índia.

Este modelo que construí foi baseado, em parte, neste trabalho do grande mestre, que derruba passo a passo os argumentos para a versão oficial.
Mas ninguém é dono da verdade absoluta e de fato é difícil acreditarmos que os mestres carpinteiros, que construíam pouco mais que carracas em 1497, construíssem embarcações do porte e com inovações da Santa Catarina do Monte Sinai em apenas 15 anos depois. É um salto tecnológico tão grande que gera desconfiança.
CONSTRUÇÃO DO MODELO
por favor, poderia mandar o roteiro e moldes para construção desse modelo para o email cristian.ornes@gmail.com ?
ResponderExcluirTambém gostaria muito de receber os moldes dessa maquete por email.
ResponderExcluirBom dia. Poderia fazer o favor de enviar planos caravela são gabriel. Obrigado egidiocm@gmail.com
ResponderExcluir